Cantor e compositor de Vitória da Conquista, Bahia, é nova aposta do selo carioca Gatos Pingados. Aos 27 anos, Sal passa a figurar no catálogo ao lado de nomes como Chico Chico, Daíra, Pedro Franco e Gabriel Grossi.
“Desembestar” é um estudo do samba, em diálogo com a tradição lírica brasileira, mas apontando para uma estética minimalista, entre o pop e o experimental.
O single prepara o lançamento do EP “Souvenir”, produzido por Marcos Mesmo, que conta com participação especial de Chico Chico e reúne instrumentistas cariocas da nova geração, como Pedro Fonseca, Lucas Videla e Miguel Dias.
Desembestar foi gravada por Sal (voz e violão base), Pedro Fonseca (órgão, synth e efeitos) e Marcos Mesmo (violão, bateria eletrônica e efeitos).
Mixada por Guilherme Marques no Estúdio Frigideira, Rio de Janeiro, e masterizada por Alexandre Rabaço, a faixa tem a produção musical e direção artística de Marcos Mesmo.
O single foi lançado junto a um videoclipe dirigido por Pedro Romão, produzido a partir de fotografias da infância de Sal em Conquista, numa espécie de retorno ao passado, entre os pólos da lembrança e do esquecimento, através das imagens.