Salvador Foto Clube celebra 20 anos com exposição inédita inspirada no livro...

Salvador Foto Clube celebra 20 anos com exposição inédita inspirada no livro “Torto Arado”

“Movimentos” fica em cartaz de 22 de agosto a 29 de setembro, no Teatro Gregório de Mattos, com visitação gratuita

“Se o ar não se movimenta, não tem vento; se a gente não se movimenta, não tem vida”. O trecho, uma passagem da premiada obra “Torto Arado” do baiano Itamar Vieira Junior, serve de inspiração para “Movimentos”, exposição fotográfica coletiva que reúne 37 obras de artistas que integram o Salvador Foto Clube, grupo pioneiro na Bahia que celebra vinte anos em 2024. A mostra ficará em cartaz de 22 de agosto a 29 de setembro, no Teatro Gregório de Mattos, com visitação gratuita de quarta-feira a sábado, das 14h às 18h.

Primeiro coletivo fotográfico da Bahia, fundado em 2004, o Salvador Foto Clube (SFC) convidou seus fotógrafos associados para uma celebração digna de duas décadas de existência. A exposição comemorativa “Movimentos” é composta por 37 obras fotográficas que trazem uma reflexão sobre o movimento necessário à existência da vida, em suas mais diferentes formas.

“A exposição explora a dinâmica da vida urbana e as diversas formas de registrar o tempo e o movimento como linguagens presentes no cotidiano. Desde a agitação das ruas até a serenidade da natureza, a exposição apresenta uma rica variedade de estilos e técnicas fotográficas, refletindo a diversidade cultural e a efervescência da nossa cidade”, destaca Roberto Faria, sócio-fundador do SFC.

Fotografias em tecidos
Dos mais de 60 membros atuais do grupo, 37 estarão expostos. A curadoria das imagens é assinada pelas fotógrafas Luciana Brito, Técia Borges e Marta Suzi Góes, presidente do (SFC), com texto curatorial de Ioana Mello e expografia de Fábio Gatti. Impressas em tecidos, as fotografias serão expostas de maneira que o público possa caminhar entre as obras e, assim como a frase de “Torto Arado”, as imagens se movimentem com o vento.

Entre os artistas expostos estão: Antônio Marcos Lyra; Antônio Studart; Acson Araújo; Alex Dantas; Allan Silva; Ana Kruschewsky; Carlos Luz; Cesare Simioni; Claudio das Virgens; Conceição Gaspar; Deni Luz; Fernanda Vasconcellos; Fernando Antônio; Gabriel Pinheiro; Gil Ramos; Gustavo Góes; Gustavo Machado; Henrique Paraguassú; Isolda Macedo; Ivana Coutinho; Jeferson Effren; Lú Brito; Lívia Oliveira; Luiz Magina; Marta Suzi; Nayara Rangel; Nilson Reis; Rejane Alice; Roberto Faria; Sandra Coelho; Suy Andrade; Tânia Silva; Técia Borges; Ulisses Lima; Ulla von Czékus; Vânia Viana; e Vicente Reis.

20 anos de Salvador Foto Clube
Unidos a partir de um curso com o fotógrafo Walter Firmo, um grupo de amantes da fotografia se juntou em 2004 com o propósito de criar um espaço dialógico, organizar saídas fotográficas, compartilhar imagens, trocar experiências e discutir sobre práticas e teorias da fotografia. Surgia ali o Salvador Foto Clube. Hoje, aos 20 anos, o coletivo é formado por 61 fotógrafos e é filiado à Confederação Brasileira de Fotografia.

“Em 2004, tornamos possível que o fotoclubismo adentrasse o território baiano e se propusesse como um agente mobilizador de conhecimento e de experimentações. Traçar a história do SFC nos últimos 20 anos é um grande desafio diante da sua intensa produção e disseminação fotográfica. Seus sócios buscam estabelecer diálogos com a fotografia que ultrapassem seu conhecimento técnico e apontem para sua existência enquanto uma linguagem contemporânea”, resume a presidente do Clube, Marta Suzi.

A exposição “Movimentos” conta com apoio do Teatro Gregório de Mattos e terá vernissage, para convidados, no dia 21 de agosto, abrindo para público geral no dia 22 de agosto, às 14h.

SERVIÇO:
Exposição “Movimentos” – 20 anos do Salvador Foto Clube
Data: 22 de agosto a 29 de setembro
Local: Teatro Gregório de Mattos (Praça Castro Alves, s/n – Centro)
Visitação: de quarta-feira a sábado, das 14h às 18h
Entrada gratuita