O mês de junho é marcado por datas que representam ecologia, sustentabilidade, reciclagem e a preocupação com o meio ambiente.
Entendendo que a escola é um espaço de construção de conhecimentos e saberes, o colégio Omega aproveita a oportunidade e busca estratégias diferenciadas, proporcionando uma saída pedagógica, ou aula de campo, para os alunos aprenderem sobre a importância do respeito a natureza.
As turmas do 1oº ao 8º ano do Ensino Fundamental foram contemplados com uma visita ao PARQUE DAS DUNAS, em Stella Maris, onde percorreram trilhas interpretativas, ganhando uma verdadeira aula sobre as diferentes características do ecossistema de restinga, a importância da fauna, flora e os recursos hídricos da região.
O Parque Municipal das Dunas de Salvador é uma reserva natural que compreende uma área com mais de 6 milhões de m2, desde o bairro de Itapuã até Praia do Flamengo aberto para visitação. O local tem salas de aulas, herbário, auditório, laboratório para pesquisas científicas, minhocário, horto de restinga, dentre outras instalações próprias para instruir e educar.
O parque tem como objetivo preservar o último remanescente do ecossistema de dunas, lagoas e restinga de Salvador. “Os alunos foram acompanhados por guias capacitados que ao longo do percurso explicaram as características do ecossistema, em três esferas principais: a educação ambiental, as pesquisas científicas e a sustentabilidade”, conta a professora de biologia, Wanessa Cardoso Cerqueira.
A escola ressalta a importância desta visita e de outras atividades que conectem as crianças e jovens com a natureza, principalmente diante de adversidades naturais e das mudanças climáticas. Ao final da visita, os alunos foram incentivados a manter a visão protetora e cuidados com o meio ambiente em suas casas, e plantaram uma árvore no Parque das Dunas iniciando o hábito para uma vida sustentável.