A Paulo Darzé Galeria apresenta até essa sexta-feira dia 18 de fevereiro a exposição Ìyàmì, com obras inéditas da artista Nadia Taquary, tendo como curadores Ayrson Heráclito e Thais Darzé.
Nadia Taquary investiga tradições, métodos e práticas afro-brasileiras, a partir da história do povo negro no Brasil e deste legado ancestral debruça suas pesquisas sobre a joalheria crioula e os adornos corporais africanos. Em sua produção inaugural apresenta elaborações escultóricas que falam sobre as táticas de conquista da liberdade por africanas escravizadas. Dando foco ao adorno que carregam no ventre, que luta para ser livre – a penca do precioso balangandã em um corpo guardador do pecúlio.
Nessa mostra, intitulada Ìyàmì, são apresentadas obras que afirmam o poder mítico e ancestral do feminino responsável pela própria energia geradora da vida. A artista dá visibilidade a um repertório de apurados Ìtàns que revelam as divindades como o maior símbolo do poder feminino na cultura Nagô.
Acompanhe mais sobre a artista no instagram @nadiataquary e sobre a galeria e horarios de visitação no @paulodarzegaleria.