O último sábado, dia 21 de setembro foi especial para toda equipe do filme Simonal. O longa que estreou nas telonas do Brasil em agosto, levou quatro prêmios na vigésima terceira edição do Brazilian Film Festival of Miami.
O longa do diretor estreante Leonardo Domingues, levou três lentes de Cristal na opinião do corpo de jurados nas categorias Melhor Ator para Fabrício Boliveira, que vive o cantor no filme, Melhor Filme e melhor Cinematografia para Fábio Baião. Levando ainda o prêmio de melhor filme no voto popular.
“Uma necessidade ter essa história contada dentro do nosso país, como reflexão e reparação a memória desse grande artista . Ganhar prêmios num festival brasileiro em Miami , com bastante brasileiros que moram fora , outros latino americanos e o povo americano , tem um sabor de comunicação efetivada . Muita gente não fazia idéia da existência do Simonal e se surpreende com a história dele e o trabalho da equipe do filme” contou Fabrício em conversa com o Site UR.
O filme conta a história do cantor carioca Wilson Simonal, que fez grande sucesso nas décadas de 1960 e 1970, mas foi acusado de delatar colegas à polícia ideológica do governo na época — o temido DOPS — durante a ditadura militar, e por isso condenado ao ostracismo artístico pela classe.
Talentoso e carismático, Wilson Simonal foi o primeiro artista negro brasileiro a atingir o status de ídolo nacional.
A cerimônia de encerramento e premiação aconteceu no Colony Theatre, em Miami Beach, e teve o comando do ator e cantor Daniel Del Sarto.
A noite teve ainda a exibição do filme Divino Amor, do diretor Gabriel Mascaro. A atriz Dira Paes, protagonista do filme de Mascaro, recebeu o Lifetime Achievement do BRAFF por sua carreira de sucesso.
O Brazilian Film Festival of Miami é produzido pela Inffinito Foundation, trazendo todos os anos para a cidade o melhor do cinema brasileiro numa semana de mostra competitiva, e está entre os eventos mais importantes do calendário cultural em Miami.
Concorriam aos prêmios da noite os longas-metragens Simonal, Deslembro, Todas as Canções de Amor, De Pernas pro Ar 3, além de dois títulos ainda inéditos no Brasil: Venezae Boca de Ouro.
Veja a lista completa dos premiados:
Melhor filme (Júri Popular): Simonal
Melhor filme: Simonal
Melhor ator: Fabrício Boliveira(Simonal)
Melhor atriz: Lorena Comparato (Boca de Ouro)
Melhor direção: Joana Mariani(Todas as Canções de Amor)
Melhor direção de fotografia: Pablo Baião (Simonal)
Melhor roteiro: Miguel Falabella(Veneza)