Sued Nunes lanca “Travessia” seu primeiro álbum de carreira

Uma voz potente, com toda sonoridade do axé music, lida aqui como música de força. Essas são as características marcantes do primeiro álbum de Sued Nunes, intitulado como Travessia.

A obra conta com 13 músicas autorais, uma delas a faixa bônus Velejo, que ganhou um clipe em 2019. As canções trazem a ancestralidade musical da cantora e compositora, com influências na musicalidade de artistas e grupos baianos como Margareth Menezes, Lazzo Matumbi, Márcia Short, Cortejo Afro, Olodum e Baiana System.

“É um álbum diverso. É uma produção que bebe em Música Preta Brasileira, especialmente a baiana. Tem o levar percussivo não só do instrumento, mas da própria voz, que traz a rua para roda. Também trago as influências de manifestações culturais como o samba, as festas de largo, o samba de roda, que resgata o interior, principalmente de Sapeaçu, que é o lugar de onde eu vim. É um balaio musical que forma essa travessia”, conta Sued.

A escolha do nome está ligada ao desejo da artista em falar sobre novas travessias de um corpo negro que dança. “O tambor está no meu DNA musical, e a minha música sempre me apresentou para pessoas, no sentido de dizer quem eu sou, de onde eu vinha. Tudo isso é muito demarcado nas minhas composições, no meu jeito de cantar. O álbum encontra o tempo comum entre passado, presente e futuro. A construção dele faz o trajeto de olhar para trás e repensar, e olhar pra frente e projetar, que também é ancestral”, ressalta a cantora.

O projeto “Travessia” tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal. Além dos cuidados artísticos, Sued ganhou ainda a gravação de um clipe e um EP, que futuramente será lançado pelo selo/gravadora Mugunzá Records.

O álbum “Travessia” estará disponível nas principais plataformas digitais a partir do dia 10 de abril. Aproveite para seguir o Instagram @suednunes e fique ligado nas novidades da artista.

Fotos: Mártins Neto / @espinhodegeraes

About Uran Rodrigues 10198 Articles
Uran Rodrigues é um influente agitador cultural, promoter e idealizador do famoso baile O Pente (@opente_festa), além do projeto Sinta a Luz (@sinta.a.luz). Com uma carreira dedicada à promoção da diversidade cultural e artística, Uran conecta pessoas por meio de eventos que celebram a arte, a moda e a cultura preta. Seu trabalho busca não apenas entreter, mas também valorizar e dar visibilidade às potências culturais de Salvador e de outros estados do Brasil.