Teatro Vila Velha recebe apresentação única do espetáculo musical “BAHIA”

Inspirado no álbum com músicas experimentais que misturam atmosferas imersivas e sons inerentes ao cotidiano baiano o espetáculo “Bahia” mistura poesia, dança e tecnologia.

Há quem possa pensar que a atmosfera histórica e tropical do Santo Antônio Além do Carmo, tradicional bairro do Centro Histórico de Salvador, nada tenha a ver com o estilo minimalista e sóbrio de um jovem diretor de arte e produtor de músicas experimentais e trilhas para teatro. É justamente o encontro desses dois universos que deu origem a “Bahia” novo álbum de Aurata, projeto musical de Ramon Gonçalves, morador do Carmo desde a infância, lançado em todas as plataformas de streaming no último 2 de julho.

Agora, o álbum vira um espetáculo musical que reúne recital de poemas sobre cada uma das faixas do álbum, intervenções coreográficas de estilos diversos e projeções de imagens no Cabaré do Teatro Vila Velha neste sábado, dia 15, a partir das 19h. Os ingressos estão disponíveis no Sympla.

O espetáculo, também dirigido por Ramon, busca criar uma experiência imersiva sonora e visual destacando as referências, sensações e imaginários que fizeram parte da concepção do álbum.

A abertura do evento fica por conta de Cajupitanga, projeto de Vitoria da Conquista idealizado pelos jovens compositores e produtores musicais Candioco e Francisco Viva. Determinada pelo violão de trova do interior, somado aos ritmos brasileiros e o modernismo eletrônico, a cajupitanga é calcada na produção caseira e na liberdade criativa. As gravações de celular e de campo apontam para uma proposta lo-fi, ao passo que tensionam as tradições musicais brasileiras, latinas e sertanejas com experimentalismo. Há, também, forte influência da música ambiente, com o uso de samples e construções digitais da música.

Em “Bahia” Aurata reúne canções que foram compostas em um sintetizador analógico que Ramon adquiriu em 2022. A chegada do novo instrumento instaurou um novo método de produção musical, agora baseado em criar progressivamente, entre texturas e notas, as camadas de suas músicas, se distanciando dos samples e bases de instrumentos que marcaram os álbuns anteriores de Aurata.

Ao longo do álbum Ramon explora a Bahia no campo sensorial, as sensações e atravessamentos de estar neste lugar tão romantizado e estereotipado, e a infinidade de possibilidades narrativas e sensações diversas que a Bahia produz.

SERVIÇO:

“BAHIA – Espetáculo de Lançamento”
Data: 15/06 | Horário: 19h
Cabaré do Teatro Vila Velha
Ingressos no Sympla – https://www.sympla.com.br/evento/aurata-apresenta-bahia/2043528

Sobre Uran Rodrigues 10202 Artigos
Uran Rodrigues é um influente agitador cultural, promoter e idealizador do famoso baile O Pente (@opente_festa), além do projeto Sinta a Luz (@sinta.a.luz). Com uma carreira dedicada à promoção da diversidade cultural e artística, Uran conecta pessoas por meio de eventos que celebram a arte, a moda e a cultura preta. Seu trabalho busca não apenas entreter, mas também valorizar e dar visibilidade às potências culturais de Salvador e de outros estados do Brasil.