Após vencer o edital internacional da Fundação SELAVIP (Serviço de Habitação Social Latino-Americana, Africana e Asiática) dentre 476 projetos inscritos nos três continentes, no início do ano, a TETO Bahia, juntamente com os moradores da comunidade Vila Vitória (Fazenda Grande III, Salvador), iniciou, no último sábado (5), a primeira construção de 2021 de moradias emergenciais. Neste primeiro momento, serão erguidas 7 casas no total: 4 foram construídas nos dias 5 e 6 de junho e 3 neste final de semana, dias 11 e 12 de junho.
O financiamento oriundo do edital vai contemplar a construção de 21 moradias e 7 banheiros comunitários e individuais com divisão em três etapas e duas comunidades: 7 casas em junho na Vila Vitória, 7 casas em agosto no Bosque Imperial de Inema e mais 7 casas em novembro, também na Vila Vitória. Os banheiros também foram organizados para atender duas comunidades: Quilombo Quingoma, em Lauro de Freitas, e Vila Vitória.
Para Carolina de Deus, coordenadora comercial da TETO no Nordeste, a expectativa da construção, como sempre, é alta e ela garante que todos os cuidados e protocolos necessários para que os envolvidos estejam em segurança foram tomados. “Apesar do contexto que estamos vivendo, com medos e incertezas, sabemos também da importância desse projeto para essas comunidades que hoje estão ainda mais vulneráveis devido à pandemia do Coronavírus. Por isso, a expectativa para que consigamos realizar um evento seguro e de sucesso é bem alta! Já tivemos êxito no primeiro final de semana. Todas as voluntárias e voluntários envolvidos foram capacitados para que possamos implementar todas as medidas de biossegurança necessárias e o evento também continua com a redução de pessoas em campo”, pontuou.
Interessados em contribuir para as ações da TETO Bahia podem acessar o site www.teto.org.br.