No mundo contemporâneo o tempo está cada vez mais curto, os dias passam mais rápido e quase não sobra tempo para ficar com quem se ama. Neste contexto, é importante que os pais, mesmo que com a correria do dia a dia, lembrem-se da importância de dar atenção aos filhos e cuidar deles de perto para, dentre os diversos motivos, incentivar a inteligência emocional e seu domínio desde cedo.
Confira entrevista exclusiva com o SITE UR com a master em PNL (Programação Neuro Linguística) e criadora do método Phases, Thereza Ferreira, que fala um pouquinho de como a Inteligência Emocional interfere nas relações familiares e também como ajudar os filhos a desenvolver esse domínio.
SITE UR: Como as relações familiares interferem no domínio da Inteligência Emocional da criança?
Thereza Ferreira: As relações influenciam diretamente na construção da Inteligência Emocional de uma criança por vários motivos. Até os 7 anos de idade a criança acredita em tudo que ouve, ela não tem habilidade para saber o que é verdade ou real. Por isso acreditam em Papai Noel, e no coelhinho da páscoa. Dos 7 aos 9 a criança começa a fechar os filtros fazendo assim um funil onde ela começa e questionar o que lhe é contado e depois desta idade os filtros são fechados e ai ela só deixa entrar o que pra ela faz sentido. Sendo assim neste período a criança vive a verdade de quem dela cuida, aprende com os exemplos que assiste e replica o que recebe. Os pais que brigam muito ou os pais que dão muito amor influenciarão com a mesma intensidade na vida dos seus filhos, porém cada um resultará em aspecto positivo ou negativo no domínio dessa Inteligência Emocional.
SITE UR: O que os pais podem fazer para estimular que os filhos criem e exercitem o domínio da Inteligência Emocional?
Thereza Ferreira: Conversar com a criança de forma objetiva e clara, não imputando culpas e sim responsabilidades. Sendo verdadeiros na fala e tendo comportamento compatível ao que fala. Se fazer presente em momentos importantes como apoio e não como muleta. Segurança é fundamental no crescimento equilibrado. Porém os pais precisam perceber seus próprios limites para não comprometer o ensinamento.
SITE UR: Hoje vivemos um novo cenário familiar e o convívio dos pais com os filhos está cada vez mais reduzido. Como é possível no pouco tempo de convívio, criar um equilíbrio na família e como a Inteligência Emocional pode melhorar essas relações?
Thereza Ferreira: Se não for possível o aumento desse período de convívio é importante estar completamente presente no tempo que com a criança estiver, deixando de lado qual tarefa e principalmente aparelhos eletrônicos. Importante também qualificar esse momento para construir laços de confiança. Se fazer presente mesmo não estando com atos simples, como uma ligação telefônica em qualquer horário para dizer ao filho: EU TE AMO.
SITE UR: O livro Phases pode auxiliar os pais na busca pela Inteligência Emocional e do sucesso?
Thereza Ferreira: O livro Phases volume 1 auxilia qualquer pessoa em qualquer área da vida, pois as histórias vividas lá contadas são de grande valia e trazem a luz da consciência comportamentos de sucesso que podem ser usados a qualquer momento.
SITE UR: Como o livro Phases se aplica na educação dos filhos?
Thereza Ferreira: Todas as Phases trazem ensinamentos que os pais podem usar como ferramentas de apoio na criação dos seus filhos. Aprender a Superar, conhecer a si, saber se comunicar, conectar se com o universo, entender a missão, ter foco quando estiver com as crianças, aprender e ensinar a importância da disciplina, ensinar a viver em grupo assim como em família que é um grande grupo, traduz comportamento em exemplo para ser modelado e por fim, cuidar da saúde física e mental para busca do total equilíbrio . O livro traz todas essas Phases de forma simples e fácil de experenciar.
Mais informações no Instagram @phasestreinamentos