Após dar início a 2024 com uma agenda intensa que incluiu a estreia no Festival de Verão, uma apresentação à frente de um trio elétrico no Carnaval e um show com Pedro Pondé no aniversário de Salvador, Tiri traz mais uma novidade para a cena da nova música produzida na cidade. No dia 19 de abril (sexta-feira) ele protagoniza o novo lançamento do hub musical UBAQUE, com um EP autoral reunindo sete canções autorais em novos arranjos para faixas que figuram entre os lançamentos mais populares do artista em plataformas como Spotify — onde ele acumula, nesta categoria, mais de 282 mil execuções.
“Valer a Pena”, “Sorriso Solar”, “Me Diga Oxe”, “Maré”, “Saber Ser Só”, “Embalo” e “Sede” compõem o projeto, que vem acompanhado ainda de um audiovisual lançado no canal do UBAQUE no Youtube. Faça o pré-save em https://virginmusicbr.lnk.to/ConteudoMusicalTIRI e assista em https://www.youtube.com/@ubaque. “Ansiedade me define para o lançamento desse EP. Estou muito feliz por poder fazer parte desse projeto tão especial que é o Ubaque, que além de promover, trouxe conexão entre esses novos artistas da cena de Salvador, entregando um projeto audiovisual lindo, engrandecendo ainda mais os nossos trabalhos autorais. Tenho certeza que ele abrirá muitas portas e conectará muitas pessoas à minha arte”, comenta Tiri, que lembra que, além do UBAQUE ser uma plataforma que promove músicas, cria uma valiosa conexão entre os artistas da cena de Salvador.
Tiri defende que o trabalho audiovisual é de alta qualidade e adiciona uma dimensão extra às obras autorais dos artistas do projeto. A seleção do repertório tem conexão com o momento do artista: “Elas estavam ressoando fortemente dentro de mim no momento do convite para participar do projeto. “Me Diga Oxe”, “Valer a Pena” e “Saber Ser Só”, as canções inéditas deste EP, dialogam entre si por suas características mais leves, calmas e reflexivas. Elas são o resultado de um processo de criação inspirador e de um trabalho conjunto dedicado. Estou muito animado para que este EP ganhe vida em breve e se conecte com muitas pessoas”.
UBAQUE Conteúdo Musical
O projeto joga luz sobre a produção de uma safra de novos artistas que tem movimentado a agenda musical de Salvador, através da gravação de audiovisuais em pontos estratégicos da cidade, que são disponibilizados, depois, nas plataformas digitais. A iniciativa reúne a Join Entretenimento (dos empresários idealizadores do projeto, Camila Rebouças e Fábio Almeida) e a Virgin Music – braço da Universal Music no lançamento de artistas da nova geração da música brasileira.
O trabalho inicia com a consultoria artística assinada por Elísio Lopes Júnior, diretor artístico e roteirista. Ubaque nasce com foco nos novos conteúdos de matriz rítmica baiana, a partir da música percussiva, e buscando as diversas possibilidades que a percussão oferece para criação artística. O projeto está investindo na identificação de talentos originais e na pesquisa de novos ritmos, assim como a disponibilização aos mais diversos públicos em conteúdos audiovisuais, podcasts, instalações, eventos-conceito, publicações, conteúdos de pesquisa e outros formatos.
“Reunimos artistas que mantêm a agenda cultural de Salvador aquecida o ano inteiro. Alguns com público fiel nos shows, outros iniciando na carreira, mas já com um olhar altamente qualificado para sua produção musical e para o mercado. Nossa intenção é organizar esse acervo, lançar trabalhos inéditos e jogar luz para uma cena forte, com reconhecimento do público e do mercado”, aponta Camila Rebouças.
“É uma honra enorme fazer essa parceria com o UBAQUE. A Bahia é um dos grandes celeiros da música brasileira e sempre com grandes talentos. Ainda há o ditado: ‘baiano não nasce, baiano estreia’. O baiano tem uma musicalidade e um talento incríveis. Essa parceria com o UBAQUE é para poder tentar potencializar esses novos artistas e talentos da Bahia para o Brasil e para o mundo”, conta Miguel Cariello, presidente da Virgin Music Group.