Tem sido delicioso ver meu país estampado o ano inteiro no mobiliário urbano das ruas de Madrid e das cidades que visitei aqui na Espanha. Quando não é a Gisele Bündchen é a baiana Adriana Lima, lindas e perfeitas no mundo da moda. Porém na última semana, cruzei aqui na esquina de casa com o cartaz luminoso de borda prata da empresa francesa que anuncia as grandes produções e logo percebi espalhada por toda a cidade, a foto ampliada de um Brasil nada bonito, de uma realidade triste e dura. Três meninos em um lixão, uma pobre vida, porém muito rica em verdade e cultura.
Tudo isso porque, depois de vencer o principal prêmio do Festival de Cinema de Roma, desbancando outras 17 peliculas, o Filme Trash – A Esperança vem do Lixo, dirigido pelo britânico Stephen Daldry e co-dirigido pelo brasileiro Christian Duurvoort, estréia amanhã (27 de novembro) nos cinemas espanhóis com grande expectativa de público.
Trash é um filme de suspense e drama britânico e brasileiro. O Filme está interpretado por um trio de jovens sem prévia experiência na atuação cinematográfica, os personagens Raphael, Gardo e Rato, três meninos que vivem rodeados pela pobreza e miséria em um lixão do Rio de Janeiro. Porém, após um deles encontrar uma carteira em meio aos despejos do aterro sanitário, os garotos entram na mira do policial Frederico e do político corrupto Santos. A carteira em questão pertencia a José Angelo, que deixou um código capaz de levar a uma fortuna de R$ 10 milhões. Os únicos que apoiam os meninos são o padre Juilliard, que atua no lixão, e a professora Olivia, que tenta contar a história deles para o mundo.
No filme temos os grandes atores brasileiros, Wagner Moura como José Angelo e Selton Mello como Frederico Gonz. Ainda no elenco temos o ator norte-americano Martin Sheen, que interpreta um sacerdote dos Estados Unidose Rooney, Mara, que da vida a um assistente social. O roteiro foi escrito por Richard Curtis, autor de “Quatro Casamentos e um Funeral” e de “Notting Hill” e foi baseado no romance de Andy Mulligan