Curtir um fim de semana de outono na Costa Brava Catalana não tem preço. E se você acrescenta uma boa garrafa de vinho ao passeio… Hummmm!!! Torna tudo ainda mais inesquecível.
O nosso destino foi Port de la Selva, um município catalão da área do Alt Ampordá. Corresponde a costa norte do Cap de Creus, na famosa Costa Brava de Dalí e Picasso. Se chama assim pela sua vegetação agreste, com muitas rochas. As praias sao de pedras, e o mar é tranquiiilo, tranquilo. Mas quando o vento do norte: a Tramontana decide soprar, se segure, porque podemos ter ventos de até 180km/hora.
Mas a ventania, acredite, tem suas vantaqens. Para a vinicultura, por exemplo, é fantástico porque garante a limpeza e a saúde das uvas. Mas Estela, é uma propriedade super antiga da região, responsável pelo cultivo de 16 hectares de vinhedo que abarcam variedades de uvas como Garnacha Negra, Cariñena, Monastrell e Muscat de Alejandria.
O grande diferencial de Mas Estela é que lá eles realizam uma agricultura ecológica e biodinâmica e o trabalho é realizado de acordo com o calendário lunar e planetário.
Esse fim de semana escolhemos experimentar Vinya Selva de Mar 2010, um Branco Crianza, feito com Ganacha Gris (60%) e Muscat de Alejandria (40%). Uvas selecionas e recolhidas a mao dentro da propriedade. Sete meses em barricas de acácia e o resto em garrafas. Álcool 14%. Enquanto escrevo, acabo de degustar uma taçinha para melhorar na inspiração. Fica aqui essa dica maravilhosa pra quem gosta de relaxar adorando a Dionísio!!