Uma viagem sensorial e deliciosa no espetáculo #MENU em cartaz no Teatro Gregório de Matos

Até 11 de dezembro, no Teatro Gregório de Matos, em Salvador, às 19h, três homens estarão em cena preparando um jantar a ser servido em cumplicidade com a plateia. A ação concreta: cozinhar. Teatro e Gastronomia. Cena e prato. Corpo e comida. O pecado capital mais saboroso estará no palco: a gula.

Esse é MENU, espetáculo dirigido pelo “chef de cuisinie” Thiago Romero, fundador do Teatro da Queda e integrante da Cia NATA. No espetáculo fica evidente que são tantas e belas as faces do desejo de comer e de ser servido. Em cena, os “sous chefs” (atores) Luiz Antônio Sena Jr., Mauricio Pedreira e Breno Fernandes que “reveza as facas de corte” com Douglas Oliveira.

O espetáculo convoca o público a uma experiência cênica que mistura teatro, performance e gastronomia para refletir sobre a erotização do corpo, os arrochos da mídia, as gavetas sexuais e os tabus sócio-político-familiares.

Em cena, cada ator cria um prato – uma entrada, um prato principal e uma sobremesa – e expõem-se no instante real, preparando um menu que servido a plateia embaralha os sentidos e a lógica da degustação: dos olhos à boca, o caminho nem sempre é direto.

Menu nos questiona: “Que fruta eu seria?”; “Que alimento estamos comendo?”; “Que sabores estamos degustando?”; “Qual o preço podemos pagar pelo prato comido?”. Estas e outras interrogações ambíguas, que tão doces e azedas como o morango, nos provoca e seduz.

fotos_divulgacao_menu_por_giovani_rufino-8

Enquanto preparam o mise em place, os atores fazem reflexões entre a humanidade e a comida, passando por formas de produção, aquisição, consumo e distribuição de diversos alimentos. Em determinado momento, trazem à tona os perigos da produção industrializada de alimentos.

A comida é o ponto central e se ramificaria em vários outros temas. “Chegamos na Gula, na fome, em temas como a hipersexualização do corpo, o desejo sobre o outro, as máscaras sociais. Criamos uma mesa cheia de ingredientes e territórios de invento”, completa Thiago Romero.

O figurino de Luiz Santana potencializa a interação dos atores com a cenografia-instalação de Erick Saboya, que corrobora com a presentificação do instante, e associada a iluminação de Marcos Lobo sublinham a poética da comida como ato de exposição de interesses, encontro de poderes e margem de pactos.

SERVIÇO:

O QUE: Menu

ONDE: Teatro Gregório de Matos, Salvador

QUANDO: Até 11 de dezembro / Sexta à domingo/ 19h

QUANTO: R$ 30(Inteira)/R$ 15,00 (Meia)

ONDE COMPRAR: Bilheteria do Teatro

 

 

Ficha Técnica -MENU

Direção: Thiago Romero

Concepção: Luiz Antônio Sena Jr e Thiago Romero

Elenco: Luiz Antônio Sena Jr, Maurício Pedreira, Breno Fernandes / Douglas  Oliveira

Dramaturgia: Daniel Arcades

Texto: Daniel Arcades, Paula Lice, Rafael Martins, Thiago Romero e elenco

Cenografia: Érick Saboya

Figurino: Luiz Santana

Iluminação: Marcos Lobo

Preparação Corporal e Coreografia: Anderson Danttas

Direção de produção: Bergson Nunes e Luiz Antônio Sena Jr

Produção executiva: Diego Moreno, Eric Lopes e Icaro Piton

Foto: Giovani Rufino

Design Gráfico: Diego Moreno e Giovani Rufino

Assessoria de Imprensa: Rafael Brito

Sobre Uran Rodrigues 10198 Artigos
Uran Rodrigues é um influente agitador cultural, promoter e idealizador do famoso baile O Pente (@opente_festa), além do projeto Sinta a Luz (@sinta.a.luz). Com uma carreira dedicada à promoção da diversidade cultural e artística, Uran conecta pessoas por meio de eventos que celebram a arte, a moda e a cultura preta. Seu trabalho busca não apenas entreter, mas também valorizar e dar visibilidade às potências culturais de Salvador e de outros estados do Brasil.
0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários