Janelle Monáe[foto], os brasileiros do BlackPantera, o rapper e ator Jaden Smith e a sua irmã Willow Smith, Jessie Reyez, Tyler – The Creator , Erykah Badu e Twin Shadow fazem parte de uma grande lista de atrações dos dois dias[25 e 26 de agosto] do Afropunk no Brooklyn, em New York.
Já nos dias 14 e 15 de julho, será a vez de Paris receber astros da música como o sul-africano Nakhane com toda a sua androgenia, o ganhador de quatro grammys, Damian Jr. Marley e Mr Eazi aclamado no Coachalle.
O festival acontece desde 2005 em Nova Iorque e hoje já ganhou dimensão internacional, presente ainda em Atlanta nos States e nas cidades de Johannesburg na África do Sul e Londres na Inglaterra.
Um festival que nasceu a partir das gravações de um doc em 2003 com o mesmo nome, dirigido por James Spooner e produzido por Matthew Morgan sobre a comunidade dos jovens negros da cena punk-indie rock-hardcore.
Conectados a partir dos fóruns na internet e dos encontros que rolaram depois do doc, surgiu ainda de forma gratuita e despretenciosa, a primeira edição do evento com encontro de skatistas, exibição de filmes e shows.
Em 2018, o Afropunk do Brooklyn contará com competição de skate com apoio do skatista Steve Rodriguez no Skate Park no Brooklyn, dando aos competidores, prêmios em cash e brindes.
Fique ligado na grade de atrações através do insta @afropunk para saber assuntos relacionados ao evento como o universo fashion e as principais produções da comunidade negra.
Destaques de Afropunk NYC
Ibeyi é um duo franco-cubano constituído pelas gêmeas Lisa-Kaindé e Naomi Díaz. Cantam em inglês e iorubá, língua africana que chegou a Cuba com a importação de escravos e é lá chamada de lucumi. O pai das gêmeas foi o famoso percussionista cubano Anga Díaz, membro do grupo Buena Vista Social Club.
Afropunk Paris
Conhecida como Sza, nome artista de R & B Solana Rowe, a intérprete que cresceu ouvindo jazz clássico e de vanguarda, de Billie Holiday a John Coltrane a atual Bjork, se apresentará pela primeira vez na França. Recentemente ganhou holofote por sua fantástica colaboração com Kendrick Lamar na trilha sonora do Black Panther. Sza se apresentará pela primeira vez na França, e será no festival Afropunk Paris.