Foi durante a pandemia que o soteropolitano, estudante de Nutrição, Deeco Silva descobriu na escrita a cura e ressignificação de um período caótico da humanidade.
Com textos publicados em antologias como “Vejo Cores em Você” e “Poesias de Botequim”, ambas da editora Vecchio, “Preconceito, Julgamentos e Generalizações”, da editora PerSe, e “Ditoso Companheiro”, da Editora MWG, o escritor se prepara para lançar o seu primeiro livro.
Vencedor do Prêmio Resistência 2023, promovido pela renomada editora A Arte da Palavra, Decco lançará até fevereiro de 2024 o livro Metamorfase.
O prêmio tem o objetivo de promover e viabilizar escritores negros de todo o Brasil, sendo uma importante ferramenta de reconhecimento e valorização da produção literária afro-brasileira.
“A premiação representa não apenas um prêmio individual, mas também um reconhecimento da importância da diversidade e representatividade na literatura nacional. Com a obra Metamorfase, apresento toda a minha sensibilidade, utilizando os elementos da natureza para narrar de forma magistral a minha vulnerabilidade, os meus questionamentos e percepções sobre o amor na vida de um homem negro, em um contínuo processo de amadurecimento, assemelhando-o ao ciclo de transformação de uma borboleta. Este livro não apenas encanta, mas também busca promover a liberdade e a aceitação de si mesmo” contou Deeco ao Site Uran.
Metamorfase é uma obra que busca explorar as diversas facetas do amor, desde o amor próprio até o amor pelas relações que surgem durante a vida.
Através de metáforas e imagens poéticas, Deeco expressa a vulnerabilidade e as lutas enfrentadas por ele enquanto homem negro em sua jornada de autodescoberta e aceitação. Ao mesmo tempo, celebra a beleza e a força que encontram em sua identidade que é a sua raiz.
Deeco Silva, um talentoso autor residente em Salvador, homem negro cujo estilo poético se destaca pela abordagem intimista e reflexiva. Seu olhar perspicaz sobre as nuances da vida cotidiana se revela de maneira única em suas obras. Influenciado por escritoras renomadas como Ryane Leão, Rupi Kaur e Clarice Lispector.
O autor encontra inspiração para suas poesias tanto nas complexidades das interações humanas como navegando em si mesmo. Sua escrita cativante e original promete envolver os leitores em uma jornada poética única e profundamente pessoal.
“A poesia é mais do que uma forma de expressão artística, é uma maneira de existir no mundo, de se conectar e compartilhar experiências e sentimentos com os outros” lembrou o escritor.
Sua abordagem poética é uma fusão única de sensibilidade e autenticidade, refletindo as múltiplas facetas da existência humana.
Seus poemas também foram selecionados para concursos, incluindo o 1o Concurso Internacional de Poesia Escritora Rejane Aquino, no qual o poema “Pássaro Isolado” foi destacado. Concomitantemente, o autor teve a honra de ver seu trabalho presente em publicações de revistas, como na primeira edição da revista da editora “Toma Aí um Poema”, onde o poema intitulado “Desabafo” foi publicado.
Aproveite para seguir no Instagram @deecosilva.