Victor Hugo desmistifica o olhar sobre a saúde bucal da população negra...

Victor Hugo desmistifica o olhar sobre a saúde bucal da população negra em talks na rede Sesc São Paulo

Do interior do Rio de Janeiro, o carioca Victor Hugo que vive entre São Paulo e Rio, ministrará na capital paulista uma série de talks no projeto “Boca, pra que te quero?”.

Palestrante com participação ativa em universidades como USP- Universidade de São Paulo, UFRJ – Univeesidade Federal do Rio de Janeiro e UFF – Universidade Federal Fluminense, o cirurgião dentista e criador de conteúdo recebeu o convite do Sesc São Paulo para circular por algumas unidades falando sobre desconstrução de padrões e saúde da população negra, indígena e LGBTQIAPN+.

Victor Hugo na abertura do evento no Sesc São Paulo

“É importante desmistificar o olhar que muitos tem sobre a saúde, essa visão eurocentrica que nos foi passada, trazendo realidades de um ponto de vista racial com o propósito de descolonizar a saúde” contou Victor que é o criador da primeira clínica odontológica afrocentrada do Brasil, a @ayosaude.

O projeto segue até o dia 13 de setembro passando pelas unidades da Vila Mariana, Itaquera, Paulista e na sede.

“Eu vou abordar assuntos relacionados a cultura e saúde da população negra, falando principalmente sobre as joias bucais – Grillz que são acessórios dentais, popularizado por ser um ato de ressignificação das condições odontológicas das pessoas negras que viveram nos EUA na década de 80, onde o ouro era o material mais barato naquela época, e era um sinônimo de vergonha e passou a ser um sinônimo de empoderamento e riqueza. Muito utilizada nos dias de hoje por artistas do rap e no mundo da moda. Também falo sobre a saúde da população negra, trazendo dados coletados no meu cotidiano clínico, e o meu ponto de vista sobre como devemos repensar a saúde para as pessoas negras, indígenas e quilombolas no Brasil” lembrou o cirurgião-palestrante.

Aproveite para seguir o cirurgião dentista nas redes @o.viturugo

DIA 6: Desconstruindo estigmas raciais na saúde bucal. 6/09 das 19:30 as 21:30 na Biblioteca (15 andar), do Sesc Av. Paulista

DIA 7: Boca pra que te quero: A cultura dos grillz.” das 14h30 às 16h30 (Torre A – 3º andar) no Sesc Vila Mariana

DIA 11: Boca pra que te quero: A cultura dos grillz. das 15h às 17h no Espaço de Tecnologias e Artes (Torre A – 3º andar) no Sesc Vila Mariana

DIA 12: “BocaS, denteS e sorrisoS!” das15h às 17h, na sala de convenções do Sesc Itaquera.

DIA 13: “BocaS, denteS e sorrisoS!” das 09h30 às 11h e das 14h às 15h30 na sala de convenções do Sesc Itaquera.

Foto Josué Rodrigues