A professora Vitalina Silva do Centro Educacional Maria Quitéria, unidade da Rede Pública Municipal de Ensino de Camaçari na Bahia é a prova que o ensino é a solução para uma nação díspare.
O Projeto de Educação Antirracista liderado pela professora de Língua Portuguesa da instituição, concorreu com mais de 2 mil projetos do Brasil, levando o primeiro lugar no Prêmio LED -Luz na Educação 2023 na categoria Professora Inovadora.
“A partir de uma situação real, iniciamos uma discussão na sala de aula. A disparidade dos relatos dos estudantes negros e dos que não eram negros era muito distinta e senti a necessidade de trabalhar essa temática para que isso não fosse normalizado ou banalizado. Por meio da literatura de Luiz Gama, introduzimos o trabalho de educação antirracista, que resultou em uma exposição e uma apresentação teatral”, lembra a docente ao destacar o apoio da gestora, Iara Bispo, e da coordenadora pedagógica, Telma Barreto, no desenvolvimento do projeto”, lembrou Vitalina que contou com a atriz e cantora Jennifer Nascimento como madrinha do projeto.